3 benefícios da Inteligência Artificial para os avanços do ESG

Nos últimos anos, a inteligência artificial e a sigla ESG ficaram em grande evidência. De um lado, a tecnologia disruptiva, de outro, a sigla que carrega o impacto socioambiental. Mas, mais do que isso, esses dois termos são, juntos, tornam-se pilares essenciais para a construção de negócios mais sustentáveis
É o que aponta a Pesquisa Panorama 2024, realizada pela Amcham, sobre as principais tendências com potencial para acelerar os negócios no próximo ano. O levantamento revelou que a Inteligência Artificial (60%) e o ESG/Sustentabilidade (51%) estão na mira de executivos que buscam avançar no mercado.
“Num primeiro momento, é possível que muitos não percebam bem a relação e se perguntem o que a Inteligência Artificial tem a ver com ESG. No entanto, aliada ao recurso humano, a IA pode ser perfeitamente bem aproveitada para desenhar estratégias a partir das análises minuciosas, e que faria isso em muito menos tempo, otimizando ainda mais os recursos”, destaca Alcione Pereira, CEO e fundadora da Connecting Food.
Ainda que permeiam os prós e contras no uso da IA em diferentes segmentos, quando usada de maneira adequada, a tecnologia pode trazer incontáveis benefícios para todos os pontos que abrangem o ESG. Pensando nisso, a CEO separou alguns exemplos. Confira a seguir:
1. Benefícios da IA para o meio ambiente
A inovação tecnológica é capaz de favorecer o desenvolvimento de tecnologias verdes. Isto é, ser utilizada para desenvolver e aprimorar tecnologias de energia renovável, agricultura sustentável e outros campos relacionados ao meio ambiente.
Na cadeia de alimentos e redução do desperdício, por exemplo, a Inteligência Artificial pode prever a deterioração dos alimentos durante o transporte e armazenamento, permitindo intervenções proativas. Além disso, permite mapear os impactos ambientais dos excedentes antes e depois de serem transformados em alimento bom para ser doado.
2. Benefícios da IA para o âmbito social
A inteligência artificial pode colaborar para as empresas abraçarem a responsabilidade social, contribuindo para um futuro mais sustentável e equitativo, além de ajudar no crescimento dos negócios. A IA pode ajudar a identificar áreas com maior necessidade e coordenar a entrega de alimentos, garantindo que a ajuda chegue aos que mais necessitam.
3. Benefícios da IA para a governança
Para os negócios, a tecnologia pode apoiar as empresas a identificar e gerenciar riscos climáticos, regulatórios e de corrupção, bem como fornecer insights para auxiliar na tomada de decisões estratégicas relacionadas aos critérios ESG.
Para a cadeia de alimentos, a IA pode pode analisar grandes volumes de dados históricos e atuais para prever a demanda por alimentos com maior precisão. Tecnologias de blockchain combinadas com IA melhoram a rastreabilidade dos alimentos ao longo da cadeia de suprimentos.
Últimas Notícias
Ver tudo
Sustentabilidade como Alicerce do Futuro Energético
O relatório 2024 Power and Utilities Industry Outlook, produzido pela Deloitte, destaca a crescente relevância da sustentabilidade no setor de energia e utilidades. O estudo explora como empresas têm buscado soluções para alinhar os desafios climáticos, o aumento da demanda energética e a transição para fontes mais limpas. Ele aborda temas como os investimentos recordes em energia solar, armazenamento e modernização de redes, a redução significativa no consumo de água graças à substituição de usinas a carvão por tecnologias renováveis, o uso de inteligência artificial para otimizar planejamento e operações, além do avanço da eletrificação com veículos elétricos e sistemas elétricos em edifícios. A Modal ESG acredita que essas tendências reforçam a importância de estratégias baseadas em ESG para garantir uma infraestrutura mais sustentável e resiliente.
16 jan 2025

O Futuro da Divulgação ESG: Linha do Tempo para as Principais Regulamentações de Sustentabilidade no Reino Unido e na UE (Mudanças para 2024 e 2025)
O artigo aborda o futuro da divulgação ESG com novas regulamentações no Reino Unido e na UE para 2024 e 2025. Ele destaca a necessidade de adaptação proativa das empresas por meio de uma abordagem estratégica, envolvimento de toda a organização, enfrentamento dos desafios de dados, priorização da materialidade e uso dos relatórios ESG para agregar valor ao negócio. Empresas que implementarem uma estratégia de divulgação bem planejada estarão mais preparadas para cumprir as normas e obter vantagem competitiva.
10 nov 2024

Empresas de embarcações e portuárias terão R$ 12 bilhões para financiamento
🚢⚡O setor de embarcações e portos tem uma oportunidade de financiamento de R$ 12 bilhões do Fundo da Marinha Mercante para construção, modernização e expansão. O financiamento, disponível através de instituições como BNDES e Banco do Brasil, pode cobrir até 90% dos custos e incentiva inovações tecnológicas e o uso de etanol.
12 set 2024